- Ano: 2015
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto de reforma de um apartamento num edifício que possui 30 anos.
Para uma família de três mulheres, a mãe e duas filhas, sua ampla fachada para o sul era muito atraente, mas a planta existente era um estereótipo no momento de sua finalização no Japão, motivo pelo qual toda a unidade não pôde se beneficiar da ampla fachada. Sobretudo, a cozinha existente foi fechada e separada em outra parte - e esta não é a situação ideal para a cliente que queria desfrutar de uma paisagem da ampla fachada e se comunicar com suas filhas.
O primeiro passo foi eliminar a maioria das paredes existentes, exceto no banheiro, para criar um espaço amplo. O seguinte foi inserir três paredes suavemente curvas, que não são do piso ao teto, mas que possuem 20 cm livres em seu topo.
As paredes criam uma variedade de espaços para manter a privacidade da famílias. Ao mesmo tempo, as aberturas nas paredes conectam os espaços e a família entre si. A separação e a conexão não são estáticas. Quando alguém caminha no apartamento, as relações entre os espaços e a família mudam.
De noite, o teto reflete as luzes a partir do topo das paredes, indicando as características do espaço.